Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas

Um método ultra moderno de observação, a Tomografia Criogênica de Elétrons (Crio-ET), permitiu que pesquisadores da Universidade de Virgínia (UVA), Estados Unidos, pudessem observar uma estrutura celular até então desconhecida da ciência.

A estrutura observada, trata-se de uma nova organela, batizada de HEMIFUSOMA. O estudo foi publicado na Revista Nature.

Na imagem obtida pelos cientistas ela tem a aparência de um boneco de neve usando um lenço. É bem característica essa aparência. Muito peculiar.

A técnica de Crio-ET envolve o congelamento rápido de quatro linhagens de células diferentes criadas em laboratório. Os componentes celulares ficam altamente preservados, permitindo a produção de imagens em 3D de excelente qualidade.

Hemifusoma – Estruturas verde e laranja – Imagem – UVA Health – Reprodução

Assim, as células podem ser observadas exatamente como elas são no corpo, sem a adição de nenhum composto químico, como corante ou contraste.

Seham Ebrahim, Professora de Fisiologia Molecular da UVA e sua equipe, observando filamentos no interior das células humanas, notaram um componente bem pequeno, consistente com uma possível nova organela.

Ela pode estar ralacionada a funções de classificação, reciclagem e descarte de proteínas e produtos de membranas celulares, embora nenhuma conclusão precisa sobre seu papel exato ou sua composição, pode ser determinada ainda.

O Hemifusoma tem aproximadamente 100 nanômetros de diâmetro, o que significa que a nova organela é bem menor do que uma mitocôndria, na verdade menos da metade dela.

A organela é uma configuração de duas vesículas parcialmente fundidas uma na outra através de suas bicamadas lipídicas.

A equipe responsável pela descoberta, postula que a nova estrutura se constitui em uma organela por ser uma unidade funcional independente, contida do interior das células observadas – informou a Live Science.

Outros estudos mais apurados deverão trazer mais conhecimento sobre as funções específicas do hemifusoma, bem como sua composição e o seu ciclo no interior da células.

Assim, novas evidência poderão quem sabe, ajudar na compreensão de como a eliminação inadequada de proteínas anormais no cérebro, responsáoveis pelo Alzheimer, acontecem, o que pode iluminar o vislumbre de possíveis novos tratamentos para esse e talvez outras condições anormais no futuro.

Segundo a Revista Super Interessante, “pesquisadores do campo da biofísica sempre teorizaram que uma organela desse tipo poderia existir, mas é a primeira vez que ela é realmente identificada numa célula viva”.

 

Imagem da Capa e do texto – Hemifusoma – Estruturas verde e laranja – Imagem UVA Health – Reprodução

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas. Biota do Futuro. Betim, 4 de julho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/estrutura-inedita-e-observada-em-celulas-humanas-apontam-cientistas/. Acesso em 19/01/2026 às 14:09 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!
    23 nov

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!

    O site Biota do Futuro preza pela vida. Defender a

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo
    24 jun

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo

    Um relatório do Banco UBS da Suiça, aponta que o

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 
    10 out

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 

    O avanço exploratório sobre o Pampa, afetou principalmente a vegetação de campos nativos

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro
    25 nov

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro

    Os incêndios florestais no Brasil em 2024 extrapolaram todos os

    O fogo como fator ecológico
    16 out

    O fogo como fator ecológico

    O fogo é um importante fator ecológico que participa na

    O que é um báculo e porque os machos da espécie humana não o têm?
    04 jun

    O que é um báculo e porque os machos da espécie humana não o têm?

    O báculo é um osso peniano encontrado em alguns mamíferos,