Espetacular erupção vulcânica, a mais intensa do Sistema Solar é registrada em Io, lua de Júpiter

PUBLICIDADE


O satélite Io, de Júpiter, é a lua com maior atividade vulcânica do sistema solar. Nesta última terça-feira 28/01, cientistas da NASA anunciaram o registro da mais intensa e espetacular erupção deste tipo já registrada até então no nosso sistema planetário.

O fenômeno foi captado pelo JIRAM – Jovian Infrared Auroral Mapper – um dos instrumentos integrantes da Sonda Juno, que entrou na órbita do gigante gasoso em 2016.

O ponto quente detectado pelo Jiram aconteceu proximo ao polo sul do satélite. A estupenda erupção vulcânica está liberando energia equivalente a seis vezes toda a energia elétrica gerada em nosso planeta.

A missão Juno obteve imagens absolutamente inéditas de Io. A sonda segue em operação até setembo de 2025 ou até que sua vida útil seja encerrada.

A missão Juno foi extendida por autorização da Nasa a fim de explorar mais detalhadamente o sistema de Júpiter por completo, incluindo seus anéis e satélites, especialmete Ganimedes, Europa e Io. A missão principal foi concluída em 2021.

Erupção Vulcânica em Io, capturada pela Sonda Juno – Foto – NASA – JPL- Caltech – SwRI – ASI – INAF – JIRAM

Especialmemte desenvolvido para captar radiação infra vermelha, este espetacular evento de vulcanismo em Io, foi capturado pelos sensores da sonda, na forma de vários focos próximos uns dos outros, sugerindo a possível existência de um enorme sistema de câmaras subterrâneas inundadas por magma.

Intensos processos geológicos podem estar se desenrolando no interior deste satélite de Júpiter. Entender esses e outros acontecimentos em diferentes objetos do sistema solar poderão ajudar a elucidar e compreender diversos fenômenos naturais em curso nos variados mundos que orbitam o nosso Sol. 

As informações são da NASA, do Jet Propulsion Laboratory, e do Periódico Astrobiology. A missão Juno faz parte Programa Novas Fronteiras da NASA, que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.

 

Imagemda Capa – foto de François por Pixabay. Disponível em https://pixabay.com/photos/io-jupiter-planet-astronomy-2773533/

Imagem do texto – Erupção Vulcânica em Io, capturada pela Sonda Juno – Foto – NASA – JPL- Caltech – SwRI – ASI – INAF – JIRAM

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Espetacular erupção vulcânica, a mais intensa do Sistema Solar é registrada em Io, lua de Júpiter. Biota do Futuro. Betim, 29 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/espetacular-erupcao-vulcanica-a-mais-intensa-do-sistema-solar-e-registrada-em-io-lua-de-jupiter/. Acesso em 10/01/2026 às 19:47 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Amazônia tem 55 milhões de árvores gigantes, estima estudo
    30 dez

    Amazônia tem 55 milhões de árvores gigantes, estima estudo

    As grandes árvores da Amazônia influenciam no equilíbrio da floresta atuando de forma importante sobre a biodiversidade

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?
    03 jul

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?

    Árvores podem parecer independentes umas das outras, mas o solo

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 
    02 dez

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 

    Florestas desconectadas atrapalham a dispersão da população o que afeta sobremaneira a continuidade da espécie

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC
    20 maio

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC

    "Profunda preocupação" - diz uma Nota Pública da Academia Brasileira