“Ele morreu de rir”. É comum ouvirmos essa expressão descrevendo alguém que riu muito depois de ouvir uma estória super engraçada. Entretanto a coisa pode ser séria.
Sim, é possível morrer de rir. O desfecho nada engraçado é devido a uma condição rara denominada “Hilaridade Fatal”.
Evidências científicas apontam que em casos excepcionais a causa mortis de alguém pode ser deflagrada por causa de uma gargalhada ou por uma crise de riso.
Lógico que contar uma piada não mata ninguém, é óbvio. O que pode acontecer é um desencadeamento de algum processo no organismo em função de alguma condição pré existente que leva a um quadro de desordem extrema algumas vezes fatal.
Em situações de insuficiência respiratória por asma, por exemplo, acessos de riso descontrolado pode prejudicar a oxigenação do sangue que pode levar a um desfecho de óbito – Diz a Revista Super Interessante.
Alguém que tenha algum problema de insuficiência cardiáca, em uma crise de riso pode ter um aumento de pressão no tórax, alterando a dinâmica da respiração e ser fatal.
Existe também uma outra expressão – “ele riu até doer a barriga”.
Diversos tipos de hérnias do esôfago e da parede abdominal podem evoluir para uma hemorragia interna por rompimento de algum vaso sanguínio por causa de um aumento da pressão nessa região ocasionada por riso intenso.
Rir demais também pode levar a um rompimento de um possível aneurisma que a pessoa possa ter na cabeça, ocasionando um AVC hemorrágico grave.
Alguns casos famosos de morte por riso são relatados pela literatura. Esses acontecimentos são conhecidos desde os primeiros séculos antes de Cristo.
No século 3 a.C, o Filósofo Crísipo de Solis, teria morrido de rir depois de ter embebedado seu burrinho de estimação com vinho e este ter começado a comer figos de forma engraçada.
No século 5 a.C, Zeuxis, um artista plástico grego, morreu de rir ao produzir um quadro de Afrodite.
O pintor teria morrido por falta de ar de tanto rir, por causa do pedido da mulher que tinha encomendado a obra de posar ela mesma para a realização do trabalho.
Em 1410, o então Rei de Portugal Martim de Aragão morreu de rir após uma situação engraçada envolvendo uma refeição que não caiu bem e uma crise de riso relacionada ao fato.
Em 1660, Thomas Urquhart, não resistiu e morreu de rir, ao saber que Carlos II, tinha sido declarado o novo Rei da Inglaterra.
Em 1975, o britânico Alex Mitchell, um trabalhador da construção civil, morreu assistindo pela TV o programa de humor The Goodies.
Respostas de 2
Que matéria interessante! Sucesso, meu amigo!
Que matéria incrível! Parabéns Jeferson eu jamais imaginei que alguém poderia morrer de rir.Voceê sempre surpreende nas suas matéria e curiosidades! Obrigado por dividir tamanho conhecimento conosco.