O deserto do Atacama, é o mais árido do planeta. Ele está localizado no Chile e é considerado também o mais alto deserto do mundo.
Nos últimos dias do mês setembro e nos primeiros dias de outubro de 2025, um fenômeno incrível foi observado no Atacama, uma floração magnífica de vários quilômetros de extensão. Para um local tão seco, algo realmente espetacular.
Mas existe uma explicação. O ano de 2025 já é considerado um dos mais chuvosos na história do deserto.
Normalmente a média de chuva por ano no deserto do Atacama é de apenas dois milímetros.
Este ano, chuvas torrenciais encharcaram o solo e as terras altas da região nos meses de julho e agosto. Ocorreram até 60 milímetros de chuva em alguns locais.
Por causa disso, uma paisagem de rara beleza tomou conta do ambiente com flores roxas, amarelas, azuis e brancas. O deserto ficou florido. E muito colorido, principalmente de roxo.
Existem mais de 200 espécies de flores no deserto do Atacama, informou Víctor Ardiles, curador principal de botânica do Museu Nacional de História Natural do Chile.
As sementes permanecem dormentes no solo vermelho e rochoso durante todo o ano, aguardando o período de chuvas para florescer.
A floração bem maior do que o esperado deste ano acontece por causa precipitação muito acima da média.
A maioria das flores vai desaparecer em novembro, com a chegada do verão, mas pode ser que espécies mais resistentes permaneçam até janeiro do ano que vem.
De qualquer forma a paisagem magnífica tem levado muitos turistas a viajarem até a região para contemplarem este singular espetáculo da natureza.





