Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos

PUBLICIDADE


Cerca de 140 trilhões vezes a quantidade de água existente em todo o planeta Terra. É muita água! Mas onde ela está?

Toda essa água, existe, mas lá fora do nosso planeta, no espaço profundo, em uma massa gasosa que fica em torno do Quasar APM 08279+5255.

Localizado na constelação de Lynx, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância do nosso pequeno mundo, todo esse enorme volume de água já existia lá quando o universo ainda tinha apenas 1,6 bilhão de anos.

“O ambiente em torno desse quasar demonstra que a água está presente em todo o universo, mesmo em seus tempos mais antigos” – Informou Matt Bradford, líder de uma das equipes do laboratório da Nasa, em Passadena, Califórnia, responsáveis pelo achado.

Essa fantástica quantidade de vapor d’água foi descoberta por instrumentos capazes de detectar assinaturas espectrais da água em comprimentos de onda milimétricas e submilimétricas.

Mas você sabe o que é um quasar? O quasar é um objeto astronômico, um núcleo galáctico ativo extremamente luminoso, alimentado por um buraco negro supermassivo, que consome enormes quantidades de matéria, que formam um disco de acreção de gás e poeira ao seu redor.

Os quasares são geralmente associados a eventos colossais, que envolvem fusões de gáláxias inteiras, e emitem uma radiação luminosa tão intensa que podem superar o brilho da própria galáxia que os hospeda.

O buraco negro do Quasar APM 08279 5255, possui uma massa cerca de 20 bilhões de vezes maior que a massa do Sol e emite energia equivalente a mil trilhões de sóis.

Mas a descoberta desse gigantesco reservatório de água fora da Terra, não é algo absolutamente inédito, a não ser pelo espetacular volume. Antes, astrônomos já haviam detectado outras regiões contendo vapor de água na nossa própria galáxia, a Via Láctea, mas numa quantidade 4.000 vezes menor.

As observações dos astrônomos nessa pesquisa, podem trazer mais luz sobre o conhecimeto sobre os primórdios do universo.

A água é um dos principais blocos de construção da vida. A sua descoberta em situações tão remotas no espaço e no tempo, expande nossa compreensão sobre a formação e evolução das condições que sustentam a vida como a conhecemos desde o início do universo.

A água também desempenha um papel crucial na formação das estrelas e das galáxias, uma vez que quando as nuvens contendo vapor e outros gases se esfriam, a água facilita o seu colapso, oportunizando o nascimento das estrelas.

Bibliografia

Team Science Nature. 140 Trillion Oceans Of Water Found In Space Around 12 Billion Light-Years Away. Science & nature [S.I]. França, Dezembro de 2024. Disponível em: https://blog.sciandnature.com/2024/12/140-trillion-oceans-of-water-found-in.html. Acesso em 23/03/2025 às 8:00 h.

Science Desk. Astronomers find biggest-ever water reservoir encircling black hole 12 billion light-years away. Times Of Índia [S.I]. Índia, Janeiro de 2024. Disponível em: https://timesofindia.indiatimes.com/world/us/astronomers-find-biggest-ever-water-reservoir-encircling-black-hole-12-billion-light-years-away/articleshow/105940432.cms. Acesso em 23/03/2025 às 8:30 h.

Science Nasa. Quasares – O Hubble descobriu que os buracos negros supermassivos se escondem no coração da maioria das galáxias. Mas nem todos os buracos negros são iguais. Nasa [S.I]. USA, outubro de 2024. https://science.nasa.gov/mission/hubble/science/science-behind-the-discoveries/hubble-quasars/. Acesso em 23/03/2025 às 9:00 h.

JPL. Astronomers find largest, most distant reservoir of water. Astronomy [S.i]. USA, Julho de 2011. Disponível em: https://www.astronomy.com/science/astronomers-find-largest-most-distant-reservoir-of-water/. Acesso em 23/03/2025 às 9:35 h.

Imagem da Capa – Massa D’água – Foto de Pixabay – Por pexels.com. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/corpo-de-agua-261403/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos. Biota do Futuro. Betim, 24 de março de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/descoberto-o-maior-reservatorio-de-agua-do-universo-dizem-astronomos/. Acesso em 10/01/2026 às 19:52 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores
    24 jul

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores

    O Alzheimer é uma condição neuro degenerativa, ocasionada pelo acúmulo

    Espetacular tubarão cor laranja encontrado no Mar do Caribe intriga cientistas
    20 set

    Espetacular tubarão cor laranja encontrado no Mar do Caribe intriga cientistas

    Os pesquisadores ficaram muito impressionados com o achado, e ficaram espantados do animal ainda estar vivo já na fase adulta

    O que é a floresta do futuro?
    02 dez

    O que é a floresta do futuro?

    As florestas obedecem uma configuração organizada em diferentes camadas arbóreas.

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano
    08 nov

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano

    A informação veio do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 
    02 dez

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 

    Florestas desconectadas atrapalham a dispersão da população o que afeta sobremaneira a continuidade da espécie