Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita


Pesquisadores japoneses obtiveram êxito em um experimento inédito ao inserirem cloroplastos em células de um mamífero em laboratório.

Segundo estudo publicado no Jornal Proceedings of the Japan Academy, os cientistas relataram que extrairam de algas vermelhas as células responsáveis pela fotossintese e as implantaram nas células de um Hamster.

O resultado foi que as células fotossintéticas da alga se mantiveram ativas por dois dias, onde os processos físico-químicos responsáveis pela produção de carboidratos a partir da luz solar e gás carbônico, ficaram operacionais temporariamente.

Os cientistas examinaram a estrutura dos cloroplastos dentro das células por meio de várias técnicas de imagem. Eles usaram tecnologias avançadas envolvendo microscopia confocal, microscopia de super resolução e microscopia eletrônica.

Usando pulsos de fótons, através da técnica de Fluorometria de Modulação de Amplitude de Pulso, foi possível medir e confirmar que o transporte de elétrons da atividade fotossintética estava ocorrendo.

Sachihiro Matsunaga, professor da Universidade de Tóquio, Japão, um dos autores da pesquisa, disse em comunicado que “até onde sabemos, essa é a primeira detecção relatada de transporte de elétrons fotossintéticos em cloroplastos implantados em células animais”.

Cloroplastos incorporados a células de hamsters – Foto – R. Aoki, Y. Inui, Y. Okabe et al. 2024 – Proceedings of the Japan Academy

“Ao misturar células animais e cloroplastos, o oxigênio pode ser fornecido às células por meio da fotossíntese, por irradiação de luz, melhorando assim as condições dentro do tecido para permitir o crescimento”- informou o cientista.

A viabiização da fotossíntese temporária observada no experimento pode ser extremamente útil para a engenharia de tecidos artificiais no futuro.

As células animais usadas como hospedeiras para os cloroplastos foram cultivadas a partir da linhagem celular CHO-K1, originárias de uma fêmea de hamster chinês.

A alga Cyanidioschyzon merolae, cedeu os cloroplastos. A alga foi obtida de fontes termais ácidas de um vulcão perto de Nápoles, Itália.

Na natureza, alguns molucos já possuem uma relação simbiótica com certas algas que os permite obter energia adicional sob determinadas condições.

Nesse estudo pioneiro com células de mamíferos as células animais que continham cloroplastos experimentaram um aumento na taxa de crescimento celular, sugerindo que os cloroplastos forneciam uma fonte de carbono às mesmas.

Bibliografia

AOKI, Ryota et al. Incorporação de cloroplastos de algas fotossinteticamente ativos em células de mamíferos cultivadas para fotossíntese em animais. Proceedings of the Japan Academy [S.I]. Tóquio, Japão, Outubro de 2024. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/pjab/100/9/100_pjab.100.035/_article/-char/en. Acesso em 05/01/2025 às 9:00 h.

COMUNICADOS DE IMPRENSA – Células animais movidas a energia solar – Pesquisadores combinam cloroplastos de algas com células de hamster. UTokio [S.I]. Tóquio, Japão, Outubro de 2024. Disponível em: https://www.u-tokyo.ac.jp/focus/en/press/z0508_00375.html. Acesso em 05/01/2025 às 10:30 h.

Redação. Nova forma de vida: fotossíntese é alcançada pela 1ª vez em células animais. Revista Galileo [S.I]. Rio de Janeiro, Novembro de 2024. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2024/11/nova-forma-de-vida-fotossintese-e-alcancada-pela-1a-vez-em-celulas-animais.ghtml. Acesso em 05/01/2025 às 13:30 h.

Foto da capa – Imagem de Marcela Arrubla – Por Pixabay.com. disponível em: https://pixabay.com/photos/hamster-mouse-animals-mascot-3604593/.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita. Biota do Futuro. Betim, 6 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/cientistas-obtem-em-laboratorio-fotossintese-em-celulas-de-mamiferos-de-forma-inedita/. Acesso em 08/02/2026 às 21:25 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Primeiro planeta observado em outra galáxia: evidências são consistentes, apontam cientistas
    05 mar

    Primeiro planeta observado em outra galáxia: evidências são consistentes, apontam cientistas

    Cientistas da Nasa observaram pela primeira vez evidências que indicam

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo
    28 jul

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo

    O cérebro é um órgão excepcionalmente exigente em aporte de

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?
    16 jun

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?

    Os pangolins são criaturas incríveis e únicas, com adaptações evolutivas

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas
    22 fev

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas

    A estrutura da Terra é composta por crosta, manto superior,

    Fósseis do sul da França revelam linhagem inédita de neandertais que viveram isolados por 50 mil anos
    18 set
    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!
    23 nov

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!

    O site Biota do Futuro preza pela vida. Defender a

    Fenômeno astronômico raro exibirá alinhamento planetário em janeiro e fevereiro de 2025
    15 jan

    Fenômeno astronômico raro exibirá alinhamento planetário em janeiro e fevereiro de 2025

    Um espetáculo astronômico de rara beleza acontecerá neste início do

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa
    06 jul

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa

    Todos os anos durante a primavera milhares de mariposas da

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos
    04 set

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos

    Devastação, perda de biodiversidade, tragédia ambiental. Onde há fumaça há