Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

PUBLICIDADE


É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já registrados no Brasil em 2025. Desde 1º de janeiro, até a 3ª semana de abril, o número de casos registrados já ultrapassou a marca de mais 1 milhão de pessoas infectadas – Informou a Agência Brasil.

Em 2024, no mesmo período, isto é, até a 3ª semana epidemiológica do mês de abril, o Brasil já tinha registrado mais de 2,7 mlhões de casos e mais de 1500 mortes. No total foram mais de 6,6 milhões de casos em 2024.

A situação é grave em todo o país, especialmente nos estados de São Paulo, Acre, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Minas Gerais. Desde 2023 os números têm sido assustadores.

Segundo levantamento da Folha de São Paulo com base nas informações do Datasus, no ano passado, o número de mortes confirmadas por dengue no Brasil até o início de dezembro superou a soma de óbitos nos oito anos anteriores. Foram 6.264 óbitos registrados em 2024.

A Dengue é uma doença cujo agente etiológico, é um vírus, da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus.

Classificado como um arbovírus, por ser transmitido por um artrópode, no caso o mosquito Aedes aegypti principalmente, o vírus da Dengue possui 4 sorotipos diferentes, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Nos casos mais leves, os sintomas da doença são febre acima de 38 °C, dor de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos, inchaço nos gânglios linfáticos. Na fase final surgem coceiras e manchas avermelhadas na pele (petéquias).

As manchas avermelhadas ocorrem devido à fragilização dos vasos sanguíneos, o que leva ao extravasamento de sangue e ao aparecimento das mesmas.

A forma grave da dengue, pode acometer o paciente com náuseas, vômitos, sangramentos, dor abdominal intensa e tontura ao se levantar. Em situações críticas, as hemorragias podem se intensificar, ocorre uma queda perigosa da pressão arterial e risco de falência dos órgãos vitais.

A Dengue precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível para evitar complicações. A Dengue pode matar.

Assim, diante dos mais suaves sintomas é sempre aconselhável buscar atendimento médico o mais rápido possível para confirmação da infecção e início do tratamento imediatamente se for o caso.

Os grupos mais vulneráveis, gestantes, idosos, crianças menores de dois anos, pessoas com doenças crônicas e pacientes imunossuprimidos devem ter atenção redobrada.

O mosquito transmissor da Dengue geralmente se prolifera em ambientes com ocorrência de água parada. A transmissão do vírus acontece através da picada das fêmeas, em seu período reprodutivo.

É preciso cada cidadão fazer a sua parte adotando medidas para erradicação do Aedes aegypti, eliminando possíveis situações que favorecem a sua reprodução, eliminando poças d’água, mantendo as caixas d’água tampadas, eliminando lixos e vasilhames no quintal que podem acumular água entre outras.

A vacina contra a doença já existe, mas sua disponibilização pelo SUS ainda é precaríssima, pode-se assim dizer. Um verdadeiro descaso, diante do quadro atual de ocorrência da doença, principalmente nos últimos três anos.

Imagem da capa – Mosquito Aedes Aegypti – Foto de Pixabay – Por pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mosquito-branco-preto-86722/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025. Biota do Futuro. Betim, 23 de abril de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/brasil-ultrapassa-1-milhao-de-casos-de-dengue-em-2025/. Acesso em 11/01/2026 às 05:49 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Vacina de Oxford gera forte resposta imune entre os idosos, diz jornal
    27 out

    Vacina de Oxford gera forte resposta imune entre os idosos, diz jornal

    A notícia é do Jornal britânico Financial Times, em reportagem

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 
    23 nov

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 

    Nos últimos dias do mês setembro e nos primeiros dias de outubro de 2025, um fenômeno incrível foi observado no Atacama, uma floração magnífica de vários quilômetros de extensão

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos
    03 maio

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos

    Trata-se da Sanfordiacaulis densifolia, uma planta possivelmente precursora das samambaias

    Anomalia Magnética do Atlântico Sul: Nasa avisou Brasil sobre possível gravidade do fenômeno
    11 set

    Anomalia Magnética do Atlântico Sul: Nasa avisou Brasil sobre possível gravidade do fenômeno

    Uma provável anomalia no campo magnético Terra está sendo ativamente monitorada pela Nasa e outras agências

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?
    12 nov

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?

    Um ambiente de transição nítido entre dois ou mais biomas

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?
    03 jul

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?

    Árvores podem parecer independentes umas das outras, mas o solo

    Camuflagem e predação
    05 ago

    Camuflagem e predação

    Hoje trazemos para vocês um caso curioso de camuflagem. O