Betim promove campanha de conscientização contra o uso de linhas cortantes em pipas

Os meses de julho e agosto é a temporada onde a garotada constuma aproveitar os ventos característicos dessa época do ano para empinar pipas e papagaios de papel ou plástico.

Mas existe alguns perigos nessa brincadeira que deveria ser totalmente inofensiva.

É preciso tomar muito cuidado com três fatores de risco principais, o cuidado com as redes elétricas, o usos de linhas chilenas ou com cerol, e a possibilidade de acidentes com quedas de lajes, barrancos ou atropelamentos.

Assim, é sempre bom evitar soltar pipas próximo das redes elétricas, qualquer contato das linhas com os cabos elétricos pode ser fatal.

Ao empinar pipas, a garotata também muitas vezes correm disraídas para fazê-las alçar voo ou indo atrás das chamadas “colheitas”, uma forma de recuperar linhas, rabiolas e até mesmo papagaios que caem duarante a brincadeira. Isso pode levar a atropelamentos. Os motoristas também devem estar atentos.

É preciso ter cuidado também para não empinar pipas sobre lajes, ou próximo de barrancos altos, qualquer descuido pode levar a uma queda que pode levar a traumatismos e até ser fatal.

Mas uma das maiores preocupações são a linha chileta ou as linhas com cerol, usadas para “cortar” pipas no ar. Quando estas linhas perdem altura, ao serem puxadas podem atingir motociclistas, ciclistas e pedestres de forma a causar sérios ferimentos no pescoço ou outras partes do corpo podendo ocasionar até mortes.

Com essa preocupação em mente, a Guada Municipal de Betim, está promovendo uma campanha educativa a respeito, ao longo de todo este mês de julho.

A iniciativa terá início nesta próxima sexta-feira, (11/07), com uma blitz educativa na Praça do Encontro, das 9h às 11h.

Outras blitze ocorrerão ainda em julho nos Bairros Jardim Alterosas e Jardim Teresópolis, com distribuição de materiais informativos e orientações fornecidas pelos efetivos sobre os perigos das linhas cortantes.

Segundo o Portal de Notícias da Prefeitura de Betim, além dessas ações de orientação e sensibilização em pontos estratégicos da cidade, a programação inclui palestras educativas em escolas municipais, abordando o tema com estudantes do ensino fundamental.

Também serão realizadas, com o apoio do departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, ações de inspeção em estabelecimentos comerciais para orientar e coibir a venda de linhas cortantes.

No encerrameto da mobilização educativa, será realizado, no dia 3 de agosto, um Festival de Pipas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Você pode conferir a programação completa e outros detalhes clicando AQUI.

É altamente recomendado empinar pipas somente em locais abertos, longe de redes elétricas, do trânsito de veículos, ou de qualquer outro perigo, sempre sob o acompanhamento e a supervisão dos pais. E sem o uso de linhas cortantes.

Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação

Imagem da capa – Crianças empinando pipa – Foto de PNW Production – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/uma-familia-brincando-com-uma-pipa-no-gramado-8576381/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Betim promove campanha de conscientização contra o uso de linhas cortantes em pipas. Biota do Futuro. Betim, 10 de julho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/betim-promove-campanha-de-conscientizacao-contra-o-uso-de-linhas-cortantes-em-pipas/. Acesso em 04/10/2025 às 10:08 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França
    20 jan

    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França

    Em estudo publicado no Oxford Journal of Archaeology, pesquisadores do

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo
    12 jul

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo

    Um medicamento, desenvolvido por cientistas japoneses, pode revolucionar o tratamento

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos
    24 mar

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos

    Cerca de 140 trilhões vezes a quantidade de água existente

    Desmatamento na Amazônia: construção de rodovia para COP 30, destrói floresta que deveria ser protegida
    07 abr

    Desmatamento na Amazônia: construção de rodovia para COP 30, destrói floresta que deveria ser protegida

    A Amazônia desempenha um papel importantíssimo na absorção de carbono,

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?
    19 dez

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?

    Um artigo publicado na Revista Geological Society em abril de 2024, coloca uma

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos
    28 out

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos

    Um desastre gigantesco! Uma verdadeira calamidade! Essa é a definição

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?
    05 maio

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos.

    O que é carbono azul?
    08 mar

    O que é carbono azul?

    Carbono azul é o termo utilizado para descrever o CO2

    Espetacular tubarão cor laranja encontrado no Mar do Caribe intriga cientistas
    20 set

    Espetacular tubarão cor laranja encontrado no Mar do Caribe intriga cientistas

    Os pesquisadores ficaram muito impressionados com o achado, e ficaram espantados do animal ainda estar vivo já na fase adulta