Os meses de julho e agosto é a temporada onde a garotada constuma aproveitar os ventos característicos dessa época do ano para empinar pipas e papagaios de papel ou plástico.
Mas existe alguns perigos nessa brincadeira que deveria ser totalmente inofensiva.
É preciso tomar muito cuidado com três fatores de risco principais, o cuidado com as redes elétricas, o usos de linhas chilenas ou com cerol, e a possibilidade de acidentes com quedas de lajes, barrancos ou atropelamentos.
Assim, é sempre bom evitar soltar pipas próximo das redes elétricas, qualquer contato das linhas com os cabos elétricos pode ser fatal.
Ao empinar pipas, a garotata também muitas vezes correm disraídas para fazê-las alçar voo ou indo atrás das chamadas “colheitas”, uma forma de recuperar linhas, rabiolas e até mesmo papagaios que caem duarante a brincadeira. Isso pode levar a atropelamentos. Os motoristas também devem estar atentos.
É preciso ter cuidado também para não empinar pipas sobre lajes, ou próximo de barrancos altos, qualquer descuido pode levar a uma queda que pode levar a traumatismos e até ser fatal.
Mas uma das maiores preocupações são a linha chileta ou as linhas com cerol, usadas para “cortar” pipas no ar. Quando estas linhas perdem altura, ao serem puxadas podem atingir motociclistas, ciclistas e pedestres de forma a causar sérios ferimentos no pescoço ou outras partes do corpo podendo ocasionar até mortes.
Com essa preocupação em mente, a Guada Municipal de Betim, está promovendo uma campanha educativa a respeito, ao longo de todo este mês de julho.
A iniciativa terá início nesta próxima sexta-feira, (11/07), com uma blitz educativa na Praça do Encontro, das 9h às 11h.
Outras blitze ocorrerão ainda em julho nos Bairros Jardim Alterosas e Jardim Teresópolis, com distribuição de materiais informativos e orientações fornecidas pelos efetivos sobre os perigos das linhas cortantes.
Segundo o Portal de Notícias da Prefeitura de Betim, além dessas ações de orientação e sensibilização em pontos estratégicos da cidade, a programação inclui palestras educativas em escolas municipais, abordando o tema com estudantes do ensino fundamental.
Também serão realizadas, com o apoio do departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, ações de inspeção em estabelecimentos comerciais para orientar e coibir a venda de linhas cortantes.
No encerrameto da mobilização educativa, será realizado, no dia 3 de agosto, um Festival de Pipas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Você pode conferir a programação completa e outros detalhes clicando AQUI.
É altamente recomendado empinar pipas somente em locais abertos, longe de redes elétricas, do trânsito de veículos, ou de qualquer outro perigo, sempre sob o acompanhamento e a supervisão dos pais. E sem o uso de linhas cortantes.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação
Imagem da capa – Crianças empinando pipa – Foto de PNW Production – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/uma-familia-brincando-com-uma-pipa-no-gramado-8576381/