Simulações sugerem que planeta maior que a Terra pode estar na borda do Sistema Solar

PUBLICIDADE


Pesquisadores japoseses observaram evidências da presença de um posssível planeta com cerca de 1,5 vezes o tamanho da Terra, com inclinação de 30º que pode estar localizado a aproximadamente 200 UA do Sol. A distância média da Terra ao Sol equivale a 1 UA – Unidade Astronômica, ou 150 milhões de quilômetros aproximadamente.

Patryk Sofia Lykawka, da Universidade de Kinai, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, trabalhando com simulações por computador de N-corpos, constataram anomalias associadas aos objetos transnetunianos, ou seja, os planetas anões e asteróides localizados no cinturão de Kuiper além da órbita de Netuno.

Esses corpos celestes são os remanescentes da formação pretérita dos planetas do sistema solar externo. Os cientistas usaram vários métodos observacionais para restringir os resultados entre eles o Outer Solar System Origins Survey (OSSOS).

Segundo os pesquisadores, as anomalias observadas podem servir como assinaturas testáveis das perturbações causadas pelo suposto planeta nos objetos destacados do cinturão de Kuiper.

Analisando diversas possíveis órbitas e tamanhos que poderiam explicar os fenômenos em questão, os cientistas verificaram que o tamanho e a distância por eles propostos, são aqueles que mais combinam com o que sugere os resultados dos seus estudos.

A presença inexplicável de “objetos destacados” com órbitas para além da influência da gravidade de Netuno e os denominados “high-i”, que têm órbitas altamente inclinadas em comparação com a maioria dos objetos astronômicos do cinturão de Kuiper, não seria compativel com um sistema solar externo contendo apenas os quatro planetas gigantes conhecidos, Júpter, Saturno Urano e Netuno, realçaram os cientistas.

Visão artística do Planeta Anão Sedna, um dos TNOs estudados por Lykawka e Ito. Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC-Caltech)

O distante Cinturão de Kuiper provavelmente não se formou apenas como resultado da perturbação dos atuais quatro planetas gigantes. É provável que alguns milhares de planetas anões como Plutão ou Éris e várias dezenas de planetas das classes sub-Terra e Terra tenham se formado no sistema solar externo. Esses corpos foram perdidos principalmente por espalhamento gravitacional ou colisão com planetas durante a formação do Sistema Solar.

O suposto planeta, cuja existência ainda precisa ser confirmada a partir de outros estudos, teria temperaturas superficiais acima de -240 ºC e provavelmente abrigaria uma fonte de energia interna, o que implicaria que pode ocorrer também a presença de oceanos subterrâneos e até temperaturas mais elevadas.

Também a existência de vulcões com erupões de gelo, montanhas, calotas polares, planícies e outros aspectos geológicos característicos de um mundo rochoso e ativo fazem parte das hipóteses a serem confirmadas se o planeta existir mesmo.

A pesquisa é vista com certo ceticismo por muitos membros da comunidade científica. Samantha Lawler da Universidade de Regina, no Canadá que trabalha no Outer Solar System Origins Survey (OSSOS), apesar do ceticismo, se declarou “realmente muito impressionada” com os resultados obtidos pelos japoneses.

O Cinturão de Kuiper, distante cerca de 30 UA depois de Netuno abriga rochas geladas e planetas anões, como Plutão, Quaoar, Orcus, Sedna, Éris, Haumea e Makemake.

Referências Bibliográficas:

LYKAWKA, Patryk Sofia Lykawka e ITO Takashi. Is There an Earth-like Planet in the Distant Kuiper Belt?. The Astronomical Journal, 166 – 118, 2023. Visualizado em: https://iopscience.iop.org/article/10.3847/1538-3881/aceaf0. Acesso em 16/09/2023.

LEA, Rob. Planeta do tamanho da Terra pode estar à espreita na borda do Sistema Solar, sugerem simulações. PhysicsWorld, Ciencia Planetária, 2023. Visualizado em: https://physicsworld.com/a/earth-sized-planet-could-be-lurking-at-the-edge-of-the-solar-system-simulations-suggests/. Acesso em 16/09/2023

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Simulações sugerem que planeta maior que a Terra pode estar na borda do Sistema Solar. Biota do Futuro. Betim, 16 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/simulacoes-sugerem-que-planeta-maior-que-a-terra-pode-estar-na-borda-do-sistema-solar/. Acesso em 11/01/2026 às 05:45 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que é a floresta do futuro?
    02 dez

    O que é a floresta do futuro?

    As florestas obedecem uma configuração organizada em diferentes camadas arbóreas.

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?
    12 nov

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?

    Um ambiente de transição nítido entre dois ou mais biomas

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo
    24 jun

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo

    Um relatório do Banco UBS da Suiça, aponta que o

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?
    23 dez

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?

    Muitas biomoléculas na natureza apresentam quiralidade, isto é, uma propriedade

    A germinação da semente, o início de uma nova vida
    02 abr

    A germinação da semente, o início de uma nova vida

    A germinação da semente é um dos processos mais fascinantes

    Mamíferos peçonhentos, existem?
    05 jul

    Mamíferos peçonhentos, existem?

    Por incrível que pareça, a resposta é sim. Embora raros,

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?
    19 dez

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?

    Um artigo publicado na Revista Geological Society em abril de 2024, coloca uma

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?
    15 ago

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?

    O oxigênio é um elemento importantíssimo da atmosfera da Terra