Embriologia, da fecundação ao nascimento

FERTILIZAÇÃO é o conjunto de eventos que envolvem a ovulação e a fecundação. OVULAÇÃO é o processo de liberação dos ovócitos II através dos ovários. FECUNDAÇÃO é a entrada do espermatozóide no ovócito II.

A entrada do espermatozóde no ovócito ocorre com o auxílio de enzimas proteolíticas que digerem a CORONA RADIATA E A ZONA PELÚCIDA que protegem o ovócito secundário.

Após a entrada do espermatozóide, GRÂNULOS CORTICAIS, presentes no citoplasma do ovócito II, produzem substâncias que modificam a zona pelúcida, impedindo a entrada de outros espermatozóides.

O espermatozóide agora é o PRONÚCLEO masculino com um número N ou haplóide de cromossomos, N=23 As membranas do espermatozóide e do óvulo se fundem. A MEIOSE II se completa no ovócito II. Tanto o ovócito II como o CORPÚSCULO POLAR se dividem.

O ovócito II se diferencia em ÓVULO com um PRONÚCLEO feminino, também com um número haplóide ou N de cromossomos, N= 23 e três corpúsculos polares.

A CONCEPÇÃO ocorre com a ANFIMIXIA que é a fusão do pronúcleo masculino com o pronúcleo feminino.

Forma-se então o OVO ou ZIGOTO 2N, restabelecendo assim, o número DIPLÓIDE de cromossomos da espécie humana, 2N= 46 cromossomos. Cerca de 30 horas após a fecundação inicia-se a SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM.

Nesse processo o óvulo fecundado se divide em dois BLASTÔMEROS, quatro, oito e finalmente atinge o estágio de MÓRULA. A mórula é então, o ovo ou zigoto no ápice do processo de clivagem, quando o número de blastômeros atinge doze ou dezesseis unidades. Durante a clivagem a MUCOSA da TUBA UTERINA, empurra o zigoto em direção ao ÚTERO.

Cerca de cinco dias após a fecundação a mórula e diferencia em BLÁSTULA ou BLASTOCISTO. Essa estrutura conta então, com uma cavidade oca a BLASTOCELE, preenchida por um líquido.

A fase seguinte é a NIDAÇÃO que é a implantação da blástula no ENDOMÉTRIO. Endométrio é a membrana que reveste o útero internamente. A nidação se inicia cerca de sete dias após a fecundação. Aparece a cavidade aminiótica, surge a placenta. Dez dias após a fecundação o processo está completo.

Após a fixação da blástula no endométrio se inicia a fase embrionária que prossegue até a oitava semana. O novo ser é agora chamado de EMBRIÃO.

Ocorre a GASTRULAÇÃO que é a formação dos três FOLHETOS GERMINATIVOS, a ECTODERME, a MESODERME e a ENDODERME. Acontece a partir do desenvolvimento do epiblasto, que é a camada de células do embrioblasto, localizado internamente na blástula.

Inicia-se a ORGANOGÊNESE, que é a formação dos diversos órgãos a partir dos três folhetos germinativos.

NEURULAÇÃO é a diferenciação da gástrula em NÊURULA. Nesse processo ocorre a formação do TUBO NEURAL ou TUBO NERVOSO DORSAL, que dará origem ao sistema nervoso.

O DESENVOLVIMENTO FETAL se inicia em seguida e corresponde ao período de desenvolvimento desde a nona semana até o fim da gestação que ocorre na trigésima oitava semana. O novo ser em formação nesta fase é chamado de FETO.

Nessa fase ocorre o rápido crescimento corporal, menor desenvolvimento da cabeça e diferenciação dos sistemas orgânicos.

NASCIMENTO ou PARTO é o processo em que o feto, a placenta e os demais anexos embrionários são expulsos do sistema reprodutor feminino.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Embriologia, da fecundação ao nascimento. Biota do Futuro. Betim, 1 de abril de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/embriologia-da-fecundacao-ao-nascimento/. Acesso em 19/01/2026 às 16:06 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que é a floresta do futuro?
    02 dez

    O que é a floresta do futuro?

    As florestas obedecem uma configuração organizada em diferentes camadas arbóreas.

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação
    31 mar

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação

    Os insetos são criaturas fascinantes e incrivelmente diversas. Eles representam

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos
    04 set

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos

    Devastação, perda de biodiversidade, tragédia ambiental. Onde há fumaça há

    Projeto busca preservar a Harpia, a maior águia do Brasil e das américas
    03 mar

    Projeto busca preservar a Harpia, a maior águia do Brasil e das américas

    As águias são aves de rapina, ou seja, são animais

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta
    14 jul

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta

    O planeta Terra possui um Polo Norte Geográfico, relacionado à

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo
    18 nov

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo

    Todos os dias uma quantidade enorme de animais silvestres são

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que
    24 nov

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que

    As onças-pintadas são animais incríveis, predadores de topo da cadeia alimentar com uma estupenda capacidade de se camuflar na natureza

    Biologia vegetal
    08 dez

    Biologia vegetal

    AS ANGIOSPERMAS O nome deriva do grego “angeion“, vaso, recipiente