Primeiras bat caves confirmadas no Cerrado revelam colônias gigantes de morcegos 

O Cerrado acaba de ganhar um destaque especial no mapa da biodiversidade brasileira. Pesquisadores confirmaram, pela primeira vez, a existência de bat caves — cavernas que abrigam colônias enormes de morcegos — nos estados de Tocantins e Goiás.  

A descoberta surgiu a partir de inventários realizados pelo PAN Cavernas do Brasil, coordenado pelo ICMBio/Cecav, em parceria com a Bat Conservation International

Onde estão essas cavernas? 

No Tocantins, duas cavernas chamaram atenção: 

  • Boa Esperança: abriga cerca de 10 mil morcegos, entre eles Phyllostomus hastatusAnoura geoffroyi e Pteronotus rubiginosus
  • Casa de Pedra: impressionou os pesquisadores com uma colônia de mais de 157 mil indivíduos, uma das maiores já registradas no país. Além das espécies mais comuns e aquelas da Caverna Boa Esperança, também foram encontrados exemplares de Natalus macrourus, que está ameaçada de extinção. 

Em Goiás, a Gruta do Jacaré também entrou para a lista. Lá vivem mais de 20 mil morcegos, de pelo menos sete espécies diferentes. A caverna fica dentro da APA Nascentes do Rio Vermelho, o que reforça sua importância ambiental. 

Entre as sete espécies importantes que foram encontradas nessa cavidade natural podem ser anotadas as seguintes, Pteronotus gymnonotus, Pteronotus personatus, Pteronotus rubiginosus, Lonchorhina aurita e Natalus macrourus. 

Podem ser hot caves? 

Segundo a bióloga Jennifer Barros, da Bat Conservation International, a Casa de Pedra e a Gruta do Jacaré têm características que podem classificá-las como hot caves — cavernas quentes, úmidas, com baixa circulação de ar, temperatura ambiente constante, uma única entrada e com altíssima densidade de morcegos. Esse tipo de ambiente é raríssimo: entre mais de 30 mil cavernas brasileiras, menos de 20 são consideradas hot caves. Um monitoramento térmico será iniciado para confirmar o status. 

Até agora, grandes colônias desse tipo eram conhecidas apenas na Amazônia (Amapá e Pará, na Caatinga (Pernambuco,Ceará e Rio Grande do Norte) e em parte da Mata Atlântica (sergipe). 

Por que isso importa? 

Para o pesquisador Enrico Bernard, doutor em biologia da Universidade Federal de Lavras, essas descobertas mostram que o Cerrado ainda guarda muitos segredos. Encontrar colônias tão grandes — e com espécies ameaçadas — reforça a urgência de proteger esses ambientes. 

E não é só uma questão de biodiversidade: os morcegos prestam serviços essenciais. Eles consomem centenas de toneladas de insetos por ano, ajudando no controle de pragas agrícolas e reduzindo a necessidade de defensivos. Ou seja, proteger as cavernas também beneficia quem vive e produz nas regiões próximas. 

Morcegos no Brasil: diversidade e desafios 

O país abriga 188 espécies de morcegos, quatro delas integrantes da lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, Natalus macrourus, Furipterus horrens, Lonchophylla dekeyseri e Lonchophylla bokermanni.  

As duas últimas também constam na Lista Vermelha global da União Internacional para a Conservação da Natureza  (IUCN) – diz o ICMBIO

Cerca de 45% utilizam cavernas como abrigo, o que mostra o quanto esses ambientes são fundamentais para sua sobrevivência e conservação. 

Os morcegos ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas — e fazem isso de graça, através de importantes serviços ecossistêmicos eliminando insetos, potenciais vetores de doenças para humanos e animais domésticos e eventuais pragas agrícolas. 

O que vem pela frente? 

Com os novos registros, o PAN Cavernas do Brasil deve intensificar o monitoramento das cavernas e trabalhar com comunidades locais, proprietários e órgãos ambientais para garantir a conservação desses ambientes únicos.  

O plano reúne 44 ações voltadas à proteção do patrimônio espeleológico brasileiro e de 168 táxons ameaçados. O objetivo é prevenir, reduzir e mitigar os impactos e danos antrópicos sobre o patrimônio espeleológico brasileiro, preservando espécies e ambientes associados. 

Imagem da Capa – Natalus macrourus e Pteronotus rubiginosus Gruta do Jacaré, na APA Nascentes do Rio Vermelho (GO) – Foto – Jennifer Barros – Divulgação 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Primeiras bat caves confirmadas no Cerrado revelam colônias gigantes de morcegos . Biota do Futuro. Betim, 21 de fevereiro de 2026. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/primeiras-bat-caves-confirmadas-no-cerrado-revelam-colonias-gigantes-de-morcegos/. Acesso em 21/02/2026 às 20:54 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil
    04 set

    Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil

    Todos têm acompanhado pela mídia que o Brasil tem passado

    Telescópio James Webb detecta dióxido de carbono em Caronte a maior lua de Plutão
    04 out
    Tucano do peito amarelo
    11 set

    Tucano do peito amarelo

    Aves do Brasil - Veja o Vídeo [video width="1920" height="1080"

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami
    22 nov

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami

    A Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil com quase 10 milhões de hectares compreendendo domínios dos estados do Amazonas e Roraima

    Betim prepara escolas para a volta às aulas
    25 jan

    Betim prepara escolas para a volta às aulas

    Nesse ano de 2025 o início do ano letivo está

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos
    04 set

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos

    Devastação, perda de biodiversidade, tragédia ambiental. Onde há fumaça há

    Biota do Futuro doa materiais escolares em Juatuba, Minas Gerais
    23 jan

    Biota do Futuro doa materiais escolares em Juatuba, Minas Gerais

    Neste dia 23/01/2025, o site Biota do Futuro entregou vários