Quando surgiu cada grupo biológico que vive atualmente no nosso mundo? Qual o antepassado mais distante comum a todos os seres vivos da Terra? Essas questões têm intrigado os cientistas.
Em uma retrospectiva de mais de 4 bilhões de anos atrás na história da vida no planeta, talvez encontraríamos LUCA – da sigla em inglês Last Universal Common Ancestor ou Último Ancestral Comum Universal em português.
LUCA não seria um exemplar específico de alguma criatura do passado longínquo da história da vida, mas a um tipo de organismo unicelular que evoluiu por milhões de anos, não a primeira forma de vida que surgiu no planeta, mas aquela a partir da qual se desenvolveram os organismos que hoje conhecemos.
Este conceito de um ancestral comum já estava presente na Teoria da Evolução de Darwin e talvez até antes.
Há 4,6 bilhões de anos atrás a Terra havia consolidado seu surgimento no contexto dos mundos que formam o Sistema Solar. A vida, entretanto, apareceria muito tempo depois. E na água!
Tudo teria começado em fontes geotérmicas nos quais a temperatura podia superar os 90ºC com facilidade.
Entretanto estudos mais recentes realizados por um grupo de pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, trouxeram evidências de que nosso antepassado possivelmente não surgiu em águas tão quentes – Informou a BBC News Brasil.
Análises genéticas e evolutivas sugerem que o ambiente em que LUCA se desenvolveu pode ter sido um local bem mais ameno.
Ao analisar uma proteína presente em organismos capazes de suportar altas temperaturas, os cientistas verificaram que provavelmente, esta proteína, a Girase Reversa, não fazia parte da constituição de LUCA.
A ausência desta proteína, permitiu deduzir que LUCA não teria vivido em ambientes tão extremamente quentes e sim em locais um pouco mais frescos.
A ciência avança. E novas evidências, poderão mais adiante, comprovar a existência de LUCA e trazer novas informações mais concretas sobre a temperatura ótima em que os primeiros organismos ancestrais viveram e se desenvolveram.
Imagem da Capa – Foto de Siegfried Poepperl – pexels.com







