Os monotremados são os únicos mamíferos que põem ovos. Atualmente, existem apenas duas famílias de monotremados vivas: os ornitorrincos (família Ornithorhynchidae) e as equidnas, (família Tachyglossidae).
O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é encontrado na Austrália e na Tasmânia, é famoso pelo seu bico parecido com o de um pato, patas palmadas e a capacidade de botar ovos.
As equidnas possuem o corpo coberto de espinhos, e também põem ovos. Existem quatro espécies de Equidnas, todas encontradas na Austrália e Nova Guiné.
A família Tachyglossidae à qual pertencem as equidnas é dividida em dois gêneros, o Gênero Tachyglossus e o Gênero Zaglossus.

As quatro espécies de equinas conhecidas são, a Equidna-de-bico-curto (Tachyglossus aculeatus); a Equidna-de-bico-longo-ocidental (Zaglossus bruijni); a Equidna-de-bico-longo-oriental (Zaglossus bartoni), esta com quatro subespécies identificadas; e a Equidna-de-attenborough (Zaglossus attenboroughi).
Esta última é a espécie mais rara e criticamente ameaçada de extinção, conhecida apenas por um único espécime encontrado em 1961 e redescoberta mais recentemente na Nova Guiné.
Esses animais, os ornitorrincos e as equidnas são classificados como mamíferos porque possuem glândulas mamárias e produzem leite para alimentar os seus filhotes.
Os monotremados não possuem mamilos. O leite produzido nas glândulas mamárias, emerge através de poros na pele. Os filhotes se alimentam lambendo o liquido que escorre por eles.
Os monotremados também possuem pelos e são animais de sangue quente. E são ovíparos, por causa da sua forma de reprodução, que ocorre através da postura de ovos.
Isso os diferencia da maioria dos outros mamíferos, que são vivíparos, isto é, dão à luz filhotes vivos, como os masurpiais, cujos filhotes nascem em um estágio imaturo e completam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa (marsúpio) na mãe, onde se fixam a um mamilo; e os placentários cujos filhotes se desenvolvem completamente dentro do útero da mãe, nutridos por uma placenta que permite a troca de nutrientes e resíduos entre a mãe e o feto.
Imagem da Capa – Equidna – Tachyglossus-aculeatus – Mundo Ecologia – Disponível em: https://www.mundoecologia.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Tachyglossus-aculeatus-4.jpg
Imagem do texto – Ornitorrinco – Imagem – MUSKAN KUSHWAHA – Por pixabay.com – Disponível em: https://pixabay.com/illustrations/platypus-mallard-nature-duck-9060542/