Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas


Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano Antártico, foi descoberto por cientistas do Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia em San Diego, USA.

O animal possui 20 braços e é uma das quatro novas espécies do gênero Promachocrinus que ainda não tinham sido identificadas e nem nomeadas pela ciência.

As espécies foram descobertas em uma série de expedições ao continente gelado entre 2008 e 2017 por pesquisadores marinhos norte-americanos em colaboração com colegas australianos.

O gênero Promachocrinus pertence ao filo Echinodermata (equinodermos), que inclui estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e lírios-do-mar.

A nova espécie recebeu o nome científico de Promachocrinus fragarius. O animal possui a porção central do corpo parecida com um morango e os 20 braços se estendem a partir dela.

O P. fragarius parece viver em profundidades entre 65 e 1000 metros. Sua cor pode variar de purpúreo a vermelho-escuro.

A morfologia corporal e análises do DNA permitiram a correta classificação dos novos organismos, incluindo o fascinante e curioso P. fragarius.



O estudo relatando a descoberta foi publicado no Invertebrate Systematics do Grupo Csiro Publishing da Austrália.

A biodiversidade da região polar da Antártida é um verdadeiro enígma para a ciência. Descobertas incríveis certamente ainda estão por serem descortinadas o que representará um avanço enorme para o conhecimento destes habitats notavelmente magníficos.

Antes acreditava-se que havia apenas uma espécie destes equinodermos crinoides comatulídeos, do gênero Promachocrinus, a espécie Promachocrinus kerguelensis (Carpenter, 1879).

Posteriormente foram conhecidas as espécies P. vanhoeffenianus (Minckert, 1905), P. joubini (Vaney, 1910), e P. mawsoni (Clark, 1937).

Além da P. fragarius, as outras espécies que somente agora foram nomeadas são a P. unruhi sp. nov, a P. uskglassi sp. nov. e P. wattsorum sp. nov.

Entre as sete espécies do gênero Promachocrinus anotadas no estudo, a P. wattsorum, é restrita às Ilhas do Príncipe Eduardo, no Oceano Índico subantártico; e P. vanhoeffenianus, é conhecida apenas no Mar de Davis. As demais, vivem nos ambientes marinhos próximos à Antátida.

Imagem da capa – Equinodemo – Promachocrinus fragarius – Estrela antártica de penas de morango – Foto Greg W. Rouse – Por Revista Galileu – Reprodução

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas. Biota do Futuro. Betim, 12 de maio de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/nova-especie-de-invertebrado-com-20-bracos-e-descoberta-na-antartida-dizem-cientistas/. Acesso em 30/01/2026 às 16:12 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?
    19 dez

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?

    Um artigo publicado na Revista Geological Society em abril de 2024, coloca uma

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra
    16 ago

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

    Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela,

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor
    27 abr

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor

    A situação de vulnerabilidade humana tem se agravado seriamente nos

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores
    24 jul

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores

    O Alzheimer é uma condição neuro degenerativa, ocasionada pelo acúmulo

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão
    13 ago

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão

    O enorme animal foi descoberto por uma equipe de exploradores