Pesquisar

Fóssil de formiga mais antiga do mundo é identificado em coleção paleontológica da Formação Crato, do Nordeste do Brasil

O registro fóssil de uma espécie de formiga até então desconhecida, com cerca de 113 milhões de anos, foi encontrado em uma coleção obtida da Formação Crato, um riquíssimo sítio paleontológico, localizado no Ceará, Região Nordeste do Brasil.

O estudo foi publicado no periódico Current Biology, da Cell Press Journal, de responsabilidade da Elsevier Inc. baseado na Philadelphia, EUA.

Segundo informações divulgadas na publicação, “as formigas modernas estão entre os grupos de animais mais ecologicamente dominantes da Terra, com sua diversidade moldada por eventos globais que ocorreram desde sua origem no final do Mesozóico”.

O espécime fóssil descoberto revelou agora a formiga mais antiga já encontrada no tempo geológico. O inseto fossilizado é um membro da subfamília Haidomyrmecinae, já extinta obviamente. O exemplar foi encontrado preservado em rocha calcárea.

O nome Haidomyrmecinae é uma referência a Hades, antigo deus do submundo conforme a mitologia grega.

Antes, as formigas mais antigas encontradas, foram descritas na França, no Canadá e em Miamar, as quais estavam envoltas e preservadas em inclusões de âmbar.

A formiga infernal como também é chamada, tem esse nome, por causa de suas bizarras adaptações predatórias, com “mandíbulas altamente especializadas, semelhantes a foices, que provavelmente usavam para prender ou empalar presas” – informou em comunicado o principal autor do estudo Anderson Lepeco, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

As características anatômicas altamente especializadas, sugerem comportamentos de caça únicos relacionados à espécie.

Formiga da Família Haidomyrmecinae – Imagem reconstruída baseada no fóssil – Foto de Odair M. Meira – Eurek Alert – Divulgação

O indivíduo extraordinário e notavelmente bem preservado, foi identificado por ocasião do exame sistemático de uma das maiores coleções mundiais de insetos fósseis, da Formação Crato, acervo que está guardado no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

A análise sob microtomografia computadorizada e o diagnóstico filogenético, mostraram que ao contrário das formigas modernas, que possuem mandíbulas que se movem lateralmente, essa espécie possuía uma morfologia com mandíbulas que corriam paralelas à cabeça e projeção facial anterior aos olhos, relataram os pesquisadores.

Isso sugere que mesmo essas formigas tão antigas já haviam desenvolvido estratégias predatórias sofisticadas incrivelmente diferentes de suas parentes modernas.

“Essa descoberta destaca a importância de um exame minucioso das coleções existentes – privadas ou em museus – e traz um holofote para a paleontologia brasileira e a fauna de insetos fósseis pouco explorada do país” – disse o pesquisador.

O depósito fossilífero da Formação Crato preservou o exemplar estudado como impressão rupestre, incrustado na rocha. A nova espécie recebeu o nome científico de Vulcanidris cratensis.

“A descoberta mostra que as formigas estavam amplamente distribuídas pelo mundo e devem ter cruzado as massas de terra do Cretáceo repetidamente”, disseram os autores.

A Vulcanidris cratensis, provavelmente viveu em um habitat compartilhando um paleoambiente com centopéias, milípedes, crustáceos, aranhas, crocodilos, pterossauros, diversos pássaros e dinossauros como o carnívoro emplumado Ubirajara jubatus.

Bibliografia

News Releas. The oldest ant ever discovered found fossilized in Brazil. Eurek Alert – Associação Americana para o Avanço da Ciência – AAAS [S.I]. Washington, DC, EUA, abril de 2025. Disponível em: https://www.eurekalert.org/news-releases/1080901. Acesso em 10/05/2025 às 14:15 h.

LEPECO, Anderson et al. A hell ant from the Lower Cretaceous of Brazil. Current Biology – Cell – Elsevier Inc. [S.I]. Philadelphia, PA, USA, Maio de 2025. Disponível em: https://www.cell.com/current-biology/abstract/S0960-9822(25)00308-2. Acesso em 10/05/2025 às 15:30 h.

DUNHAM, Will. Fóssil de formiga mais antiga do mundo é encontado em Crato, Ceará. Reuters – Agência Brasil – EBC [S.I]. Brasília, Abril de 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-04/fossil-de-formiga-mais-antiga-do-mundo-e-encontrado-em-crato-no-ceara. Acesso em 10/05/2025 às 16:50 h.

Imagem da Capa – Formiga Fossilizada – Família Haidomyrmecinae – Formação Crato – Ceará – Brasil – Foto de Anderson Lepeco – Eurek Alert – Divulgação. Disponível em: https://www.eurekalert.org/multimedia/1069421.

Imagem do texto – Formiga da Família Haidomyrmecinae – Imagem recosntruída baseada no fóssil – Foto de Odair M. Meira – Eurek Alert – Divulgação. Disponível em: https://www.eurekalert.org/multimedia/1069423

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Fóssil de formiga mais antiga do mundo é identificado em coleção paleontológica da Formação Crato, do Nordeste do Brasil. Biota do Futuro. Betim, 10 de maio de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/fossil-de-formiga-mais-antiga-do-mundo-e-identificado-em-colecao-paleontologica-da-formacao-crato-do-nordeste-do-brasil/. Acesso em 14/05/2025 às 09:05 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações