Globo interativo mostra como era a Terra e onde estaria sua cidade há milhões de anos atrás

PUBLICIDADE


Como era o nosso planeta há milhões de anos atrás? Como eram distribuídos os continentes? Voltando no tempo qual seria a localização da nossa cidade naqueles tempos antigos do passado da Terra?

Se estas perguntas aguçaram sua curiosidade, saiba que é possivel respondê-las. Tudo graças ao conhecimento já acumulado pela ciência a respeito da história geológica da Terra e também graças às modernas tecnologias digitais disponíveis atualmente.

Estamos falando do ANCIENT EARTH, uma ferramenta interativa, disponível on line, que permite pesquisar e visualizar como era nosso mundo ao longo de até 750 milhões de anos atrás, passando pelos dias atuais.

O projeto foi idealizado pelo Engenheiro Ian Webster. Ele também é o criador do DINOSAUR PICTURES, o maior banco de dados digital sobre dinossauros atualmente existente.

A ferramenta foi desenvolvida usando mapas paleogeográficos elaborados pelo geólogo Christopher Scotese.

Ao longo de sua existência, desde sua formação até os dias atuais, nosso planeta já passou por diversos arranjos de suas placas litosféricas.

“O planeta está em constante transformação” – diz Webster. “O que vemos hoje é apenas um instante em uma jornada muito maior”. A dinâmica da Terra nos indica que o futuro do nosso mundo “será tão diferente quanto seu passado.”

A história geológica do nosso planeta é riquíssima. O simulador do site oferece a possibilidade de revisitarmos nosso passado geológico e conhecer visualmente como era a disposição da geografia dos continentes em diversos momentos daqueles tempos primitivos.

Ao acessar o ANCIENT EARTH, no canto superior direito tem um espaço onde você entra com o nome da sua cidade ou qualquer outra que você queira. No centro, na parte superior do site, você escolhe o tempo geológico que quer visualizar. O globo se movimentará, apresentando o local exato, como era no tempo escolhido.

No canto superior esquerdo você pode escolher um dos vários eventos marcantes da história da Terra como por exemplo os “primeiros primatas” e no centro você vai visualizar a data em que o mesmo ocorreu.

Já acessando o DINOSAUR PICTURES é possivel obter inúmeras informações e imagens a respeito dos dinossauros, um rico aprendizado sobre esses curiosos répteis que habitaram nosso planeta, até serem extintos há 65 milhões de anos atrás.

Outra ferramenta muito interessante para pesquisar sobre o assunto é o site PALEOBIO DATA BASE. Vale muito a pena! Aprender é sempre uma grande aventura! Vamos juntos nessa onda?

Imagem da Capa – Globo Interativo Ancient Earth – Divulgação

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Globo interativo mostra como era a Terra e onde estaria sua cidade há milhões de anos atrás. Biota do Futuro. Betim, 26 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/globo-interativo-mostra-como-era-a-terra-e-onde-estaria-sua-cidade-ha-milhoes-de-anos-atras/. Acesso em 11/01/2026 às 06:04 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?
    24 out

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?

    A primeira coisa que você precisa saber é que trantam-se

    Corais-cérebro podem viver até 900 anos e são vitais para os ecossistemas marinhos
    15 dez

    Corais-cérebro podem viver até 900 anos e são vitais para os ecossistemas marinhos

    O coral-cérebro é um construtor de recifes. São criaturas com

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 
    02 dez

    Desmatamento na Caatinga ameaça habitat de primata endêmico do bioma 

    Florestas desconectadas atrapalham a dispersão da população o que afeta sobremaneira a continuidade da espécie

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional
    16 jul

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional

    Segundo dados divulgados pelo MEC em 11/07, o Brasil não