O maior aquífero subterrâneo do mundo está na Amazônia

PUBLICIDADE


A Amazônia abriga a maior floresta tropical do mundo com sua incomparável megabiodiversidade e também possui o maior complexo fluvial do planeta, integrado pelo Rio Amazonas, o maior curso de água doce da Terra, seus afluentes e magníficas outras riquezas.

Além da enorme evaporação das gigantescas superfícies aquáticas, a floresta também transpira e lança diariamente enormes quantidades de vapor d’ água na atmosfera.

Gases biogênicos resultantes do metabolismo da sua exuberante e colossal vegetação, juntamente com partículas de poeira provenientes do Saara trazidas pelos ventos provenientes do Oceano Atlântico, contribuem para a formação de toneladas de aerossóis. Essas nano partículas favorecem a condensação das gotículas de água, formando numerosas nuvens, uma parte responsável pelas intensas descargas pluviométricas que ocorrem na região, outra parte responsáveis por formar os chamados rios voadores.

Os rios voadores são resultado da interação da intensa umidade tropical da atmosfera sobre a floresta Amazônica com os ventos que sopram do Oceano Atlântico. As nuvens são empurrada pelos ventos até os Andes. A partir dos Andes as massas de nuvens fazem uma curva, viajam longas distâncias Brasil afora e se precipitam nos estados do centro e do sul do nosso país em copiosas chuvas.

Não bastasse tamanha exuberância, a amazônia também abriga o maior aquífero subterrâneo do planeta. Trata-se do Sistema Aquífero Grande Amazônia – SAGA – que contém mais de 162 mil Km³ de água, segundo matéria veiculada pela EBC – Empresa Brasileira de Notícias.

A existência desse gigantesco tesouro, a maior parte em nosso subsolo, foi proposto a partir de estudos empreendidos por pesquisadores do instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Baseados nos dados sobre o aquífero Alter do Chão localizado em Santarém, antes, já considerado na época de sua descoberta, o maior do mundo, os cientistas estenderam suas análises, chegando a conclusão de que o mesmo não se restringia aos limites e volumes inicialmente mensurados.

Na verdade o magnífico complexo de águas subterrâneas se verificou ser muito maior, se estendendo desde os contrafortes dos Andes no Estado do Acre, até o arquipélago do Marajó, informou o Geólogo Francisco Matos à Agência Brasil. Um verdadeiro oceano subterrâneo.

O SAGA integra o ciclo hidrológico da região e a sua possível utilização deve ser altamente responsável. O aquífero tem capacidade para suprir com água toda a população da Terra por cerca de 250 anos!

O segundo maior aquífero do mundo também está no Brasil. É o também gigantesco aquífero Guarani. Existem outros importantes aquíferos subterrâneos em nosso território.

Isso mostra que o nosso país tem enorme importância estratégica no continente e no globo como um todo, em função da grande quantidade de recursos hidricos do nosso território, inclusive com influência na regulação do clima, com efeitos em toda a biosfera.

Bibliografia

ITO, Daniel. Reserva subterrânea da Amazônia pode abastecer o planeta por 250 anos. Radio Agencia Brasil – EBC [S.I]. Brasília, Dezembro de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2020-12/reserva-subterranea-da-amazonia-pode-abastecer-o-planeta-por-250-anos. Acesso em 30/12/2024 às 7:50 h.

MOREIRA, Michele. Maior aquífero do mundo está localizado na Amazônia. Radio Agência Brasil – EBC [S.I]. Brasília, Março de 2015. Disponívem em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2015-03/maior-aquifero-do-mundo-esta-localizado-na-amazonia. Acesso em 30/12/2024 às 16:35 h.

ARAÚJO, Henrique. SAGA: O maior aquífero do mundo. Minas JR Consultoria Mineral [S.I]. Belo Horizonte, Setembro de 2021. Disponível em: https://www.minasjr.com.br/saga-o-maior-aquifero-do-mundo/. Acesso em 30/12/2024 às 17:00 h.

Imagem da capa – Foto de Nelli Neufeld. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/folhas-lagoa-lago-tanque-18653764/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O maior aquífero subterrâneo do mundo está na Amazônia. Biota do Futuro. Betim, 1 de janeiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-maior-aquifero-subterraneo-do-mundo-esta-na-amazonia/. Acesso em 11/01/2026 às 13:36 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra
    16 ago

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

    Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela,

    Camuflagem e predação
    05 ago

    Camuflagem e predação

    Hoje trazemos para vocês um caso curioso de camuflagem. O

    Anomalia Magnética do Atlântico Sul: Nasa avisou Brasil sobre possível gravidade do fenômeno
    11 set

    Anomalia Magnética do Atlântico Sul: Nasa avisou Brasil sobre possível gravidade do fenômeno

    Uma provável anomalia no campo magnético Terra está sendo ativamente monitorada pela Nasa e outras agências

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?
    23 dez

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?

    Muitas biomoléculas na natureza apresentam quiralidade, isto é, uma propriedade

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa
    06 jul

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa

    Todos os anos durante a primavera milhares de mariposas da

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 
    10 out

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 

    O avanço exploratório sobre o Pampa, afetou principalmente a vegetação de campos nativos

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 
    23 nov

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 

    Nos últimos dias do mês setembro e nos primeiros dias de outubro de 2025, um fenômeno incrível foi observado no Atacama, uma floração magnífica de vários quilômetros de extensão