Fósseis do sul da França revelam linhagem inédita de neandertais que viveram isolados por 50 mil anos

Fragmentos de crânio e dentes fossilizados encontrados em uma caverna no vale do Rio Ródano, França, em 2015, indicam que uma tribo até então desconhecida de neandertais pode ter vivido isolada de outras populações por cerca de 50 mil anos.

Evidências baseadas em análises de DNA, datam os fósseis entre 100 mil a 110 mil anos atrás. Contudo sob o ponto de vista do contexto arqueológico, os restos mortais têm aproximadamente 50 mil anos.

Esse grupo de neandertais teria vivido em completa solidão, geneticamente isolados, uma vez que não foram encontrados nenhum sinal de cruzamento com populações contemporâneas desse ou de outros grupamentos humanos.

Os fósseis desse indívíduo neandertal isolado foi batizado de Thorin. Parece que os neandertais eram mais diversos do que se acreditou até o momento. Outros fósseis encontrados em Les Cottés, também na França, apontam para uma possível terceira população. Esses grupos podem ter vivido isolados por milhares de anos sem nenhum contato com outros hominídeos.

Extintos há cerca de 40 mil anos, o legado genético dos neandertais contudo persiste até os dias atuais, com a presença de 1% a 4% do seu DNA inserido no genoma de pessoas fora da áfrica subsaariana.

Assim em algum momento da história aconteceram intercruzamentos entre neandertais e homo sapiens. Mas houve também intercruzamentos entre neandertais e denisovanos.

A equipe liderada pelo arqueólogo Ludovic Slimak, da Université Toulouse III – Paul Sabatier, França, em colaboração com o geneticista populacional Martin Sikora, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, foi a responsável pelo estudo sobre os fósseis de Thorin publicado na Revista Cell Genomics no útimo dia 11 de setembro.

Os restos de Thorin foram encontrados na entrada do abrigo rochoso Grotte na Caverna de Mandrin, região sul do território francês.

Os neandertais foram por muito tempo a única outra espécie conhecida de hominideo que foi contemporânea do Homo sapiens em algum momento da história evolutiva de nossa espécie. Outras espécies foram descobertas depois, como os Denisovanos, por exemplo.

Bibliografia

SLIMAK, Ludovic et al. Longo isolamento genético e social em neandertais antes de sua extinção. Cell Genomics [S.I]. Cambridge, EUA, Setembro de 2024. Disponível em: https://www.cell.com/cell-genomics/fulltext/S2666-979X(24)00177-0. Acesso em: 18/09/2024 às 8:35 h.

GABRIELLA, Lídia. Tribo Neandertal isolada por 50 mil anos é descoberta e impacta estudos. ND+ -Espaço e Ciência [S.I]. Florianópolis, Setembro de 2024. Disponível em: https://ndmais.com.br/ciencia-e-espaco/populacao-neandertal-isolada-por-50-mil-anos-e-descoberta-e-impacta-estudos/. Acesso em: 18/09/2024 às 9:40 h.

Capa – Imagem de Nanne Tiggelman por Pixabay – Disponível em: https://pixabay.com/illustrations/neanderthal-prehistoric-man-8829657/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Fósseis do sul da França revelam linhagem inédita de neandertais que viveram isolados por 50 mil anos. Biota do Futuro. Betim, 18 de setembro de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/fosseis-do-sul-da-franca-revelam-linhagem-inedita-de-neandertais-que-viveram-isolados-por-50-mil-anos/. Acesso em 18/11/2025 às 19:03 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O fogo como fator ecológico
    16 out

    O fogo como fator ecológico

    O fogo é um importante fator ecológico que participa na

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 
    10 out

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 

    O avanço exploratório sobre o Pampa, afetou principalmente a vegetação de campos nativos

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo
    28 jul

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo

    O cérebro é um órgão excepcionalmente exigente em aporte de

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos
    28 out

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos

    Um desastre gigantesco! Uma verdadeira calamidade! Essa é a definição

    Câmeras do Rover Curiosity da Nasa registram a Terra vista da superfície de Marte
    13 set

    Câmeras do Rover Curiosity da Nasa registram a Terra vista da superfície de Marte

    A foto capturada pelas lentes da Mastcam a bordo do robô mostra nosso planeta como um pontinho no céu noturno de Marte

    Fósseis do sul da França revelam linhagem inédita de neandertais que viveram isolados por 50 mil anos
    18 set