O que é a MPOX e como ela é transmitida?

A MPOx é uma doença infecciosa cujo agente etiológico, ou seja, o organismo causador da enfermidade é o vírus monkey pox (MPXV). Ele pertence à mesma família do vírus da varíola humana.

A transmissão do vírus ocorria originalmente de animais para humanos sendo então classificada a doença como uma zoonose. Atualmente ele circula também entre humanos, ou seja ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Comum em aldeias remotas, localizadas em regiões de florestas tropicais da África onde milhares de casos acontecem todos os anos, a doença parece estar se espalhando a ponto de a OMS ter decretado Emergência de Interese Global no último dia 14/08.

Segundo o Ministério da Saúde, “o alerta foi feito para criar uma resposta internacional coordenada e colaborativa para lidar com a doença”.

A preocupação envolve o surgimento de uma nova variante, a mais perigosa que já foi identificada até o momento segundo especialistas.

Atualmente o vírus circula pelo mundo com duas principais cepas incriminatórias da doença. A cepa chamada de “clado 1” é endêmica na África Central. A cepa “clado 1b” é uma nova variante do patógeno, mais virulenta e a responsável no surto atual.

Em 2022, uma cepa mais branda de mpox, integrante do chamado “clado 2”, causou um surto global se espalhando principalmente através do contato sexual.

E quais os sintomas da MPOX? Febre, inchaço, dor de cabeça, dor nas costas, calafrios, fraqueza e dor muscular em geral são os primeiros sintomas e os mais comuns. Com a diminuição da febre podem surgir erupções na pele que começam no rosto e depois se espalham pelo resto do corpo.

As erupções geram muita coceira e dor, se transformam em pústulas, depois viram uma crosta seca e cai, podendo deixar marcas. O período entre o contato com o vírus e o fim da infecção costuma ser de 14 a 21 dias. Os sintomas surgem cerca de 3 dias após a entrada do vírus no organismo.

A transmissão se dá por meio de tosse, espirro, contato físico, contato com peças de uso pessoal, contato com secreções, fluidos corporais e contato com as erupções cutâneas causadas pela doença.

A prevenção pode ser feita evitando sempre que possível o contato direto ou muito próximo com pessoas que possam estar infectadas, higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel, limpeza e desinfecção de superfícies que possam ter sido contaminadas, bem como lavar bem roupas e utensilhos usados pelos doentes.

Profissionais de saúde, cuidadores e parentes próximos devem usar máscaras, óculos, aventais e luvas ao lidar com os infectados e descartar corretamente os resíduos.

A vacina existe mas e será usada em momento adequado ao enfrentamento da doença em caso de necessidade, segundo critérios da OMS, do Ministério da Saúde do Brasil e de outras agências dos demais países do mundo.

Essa variante mais infeciosa está atingindo até o momento, principalmente, mas não excluisivamente, as crianças. Em caso de suspeita a reconendação é buscar atenção médica para o diagnóstico que poderá necessitar ou não da realização de exames laboratoriais para confirmação definitiva conforme o caso.

O tratamento imediato consiste em aliviar as dores e mitigar os demais sintomas além de prevenir maiores sequelas no pós infecção. Se o surto se agravar, a vacinação em massa será providenciada pelas autoridades em saúde.

Bibliografia

Ministério da Sáude. Mpox: informe-se sobre a doença em fontes oficiais e saiba as ações realizadas pelo Ministério da Saúde até o momento. Governo do Brasil – Gov.Br/ saúde [S.I]. Brasília, 20/08/2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2024/agosto/mpox-informe-se-sobre-a-doenca-em-fontes-oficiais-e-saiba-as-acoes-realizadas-pelo-ministerio-da-saude-ate-o-momento . Acesso em 21/08/2024 às 14:30 h.

ROXBY, Phillipa e HOWELL, Jeremy. Suécia registra primeiro caso de nova variante da mpox fora da África: o que é a doença e como é transmitida? BBC News Brasil [s.I]. São Paulo, agosto de 2024. disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2l10q895zyo. Acesso em 21/08/2024 às 13:30 h.

BBC. Varíola dos macacos: como se transmite e quais são os sintomas da doença. BBC News Brasil [S.I]. São Paulo, agosto de 2024. disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61535607#:~:text=O-que-%C3%A9-a-var%C3%ADola,em-regi%C3%B5es-com-florestas-tropicais. Acesso em: 21/08/2024 às 16:00 h.

Image por Alexandra Koch – Pixabay – Disponível em: https://pixabay.com/photos/monkey-pox-smallpox-virus-7276262/. Acesso em: 21/08/2024 às 1625 h.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é a MPOX e como ela é transmitida?. Biota do Futuro. Betim, 21 de agosto de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-a-mpox-e-como-ela-e-transmitida/. Acesso em 18/11/2025 às 18:54 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?
    15 ago

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?

    O oxigênio é um elemento importantíssimo da atmosfera da Terra

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro
    25 nov

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro

    Os incêndios florestais no Brasil em 2024 extrapolaram todos os

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida
    05 abr

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida

    Um gigantesco iceberg do tamanho da cidade de Chicago nos

    Por que não existem raças humanas? A ciência explica
    24 fev

    Por que não existem raças humanas? A ciência explica

    O conceito de raça não é científico. Não para os

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 
    10 out

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 

    O avanço exploratório sobre o Pampa, afetou principalmente a vegetação de campos nativos

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist
    20 jun

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist

    Um levantamento feito pelo jornal Britânico The Economist aponta que

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa
    06 jul

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa

    Todos os anos durante a primavera milhares de mariposas da