Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas

O fóssil do artrópode datado do Período Carbonífero da Era paleozóiza foi descoberto em Mazon Creek, Illinois, nos Estados Unidos, incrustado em um nódulo de argila e ferro, por Bob Masek em 1980.

O espécime pré histórico teria vivido há 308 milhões de anos atrás e se destaca por suas pernas espinhosas e robustas, o que o torna diferente de todos os outros aracnídeos já catalogados. O reconhecimento da nova espécie foi descrito em um artigo publicado nesta sexta-feira (17/04), no Journal of Paleontology.

Paul Selden, da Universidade do Kansas e do Museu de História Natural de Londres, e Jason Dunlop, do Museu für Naturkunde Berlin, são co-autores do estudo.

Paul Selden e Jason Dunlop destacaram que o carbonífero foi o Periodo em que a maioria dos grupos de aracnídeos vivos coexistiram, embora naqueles tempos a fauna fosse bem diferente.

A ausência de detalhes, como as partes bucais por exemplo, dificultaram a caracterização completa do animal, o que não permitiu definir com precisão, sobre qual grupo de aracnídeos a Douglassarachne acanthopoda, como foi batizado o achado, estaria relacionada.

O nome Douglassarachne, usado para identificar o gênero dessa espécie extinta, indica uma homenagem feita a Sandra Douglass que adquiriu o fóssil do seu descobridor, integrando-o inicialmente em sua coleção particular.

Aranha Fossilizada – Imagem Cambridge University – Divulgação

Como pareceu claro que o fóssil representava uma espécie não descrita, o mesmo foi posteriormente cedido ao Field Museum of Natural History em Chicago para estudos científicos. O nome do epiteto especíco acanthopoda se refere pernas espinhosas.

Análises filogenéticas serão necessárias para definir as reais relações de parentesco desta aranha magnífica e peculiar.

Entretanto os exames morfofisiolgicas parecem sugerir que no Carbonifero os diversos tipos de aracnídeos estavam experimentanto variados planos corporais, que se modificaram durante o colapso das florestas daquele Período.

Bibliografia

SELDEN, Paulo A. e DUNLOP, Jason A. A remarkable spiny arachnid from the Pennsylvanian Mazon Creek Lagerstätte, Illinois. Journal Of Paleontology [S.I] – Cambridge University. Cambridge, Reino Unido, Maio de 2024. Disponível em https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-paleontology/article/remarkable-spiny-arachnid-from-the-pennsylvanian-mazon-creek-lagerstatte-illinois/0E1B32BAFCAEA067018EF9BF349F8B81#. Acesso em 20/05/2024 às 10:15 h.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas. Biota do Futuro. Betim, 20 de maio de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/registro-fossil-de-aranha-de-308-milhoes-de-anos-intriga-cientistas/. Acesso em 18/11/2025 às 20:16 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pesquisadores descobrem mecanismo do sistema imunológico até então desconhecido
    23 maio

    Pesquisadores descobrem mecanismo do sistema imunológico até então desconhecido

    Uma pesquisa recente realizada por cientistas israelenses e apoiada pelo

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025
    01 mar

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025

    sOs incêndios no bioma Pantanal continuam destruindo os riquíssimos recursos

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos
    03 maio

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos

    Trata-se da Sanfordiacaulis densifolia, uma planta possivelmente precursora das samambaias

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC
    20 maio

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC

    "Profunda preocupação" - diz uma Nota Pública da Academia Brasileira

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta
    14 jul

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta

    O planeta Terra possui um Polo Norte Geográfico, relacionado à

    Terapia combinada poderá restaurar células produtoras de insulina e reverter diabetes
    25 jul
    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!
    23 nov

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!

    O site Biota do Futuro preza pela vida. Defender a