19.4 C
/ MARCA REGISTRADA / Todos os direitos reservados / BETIM - MINAS GERAIS
quinta-feira, 21 setembro, 2017

Educação Ambiental - Menina na grama

Em termos de Educação Ambiental, precisamos criar nos jovens e na geração atual, o sentido de PERTENCIMENTO da humanidade no contexto da biota e da biosfera.

Precisamos nos tornar conscientes de que somos parte do SISTEMA TERRA, que se mantém através de um equilíbrio muito delicado.

Só assim seremos capazes de utilizar com mais respeito e ética os recursos naturais de que dispomos, sempre atentos ao fato de que as ações de hoje terão reflexo no bem estar das futuras gerações.

Os nossos padrões de produção e consumo são baseados em uma visão exploratória, como se NÃO fôssemos parte do problema que criamos com nossas ações predatórias no planeta.

Precisamos aprender mais a valorizar e conservar os SERVIÇOS AMBIENTAIS que permitem a sustentação da vida na Terra, como elementos fundamentais da ECONOMIA DA NATUREZA.

NOSSO SONHO DE EDUCAÇÃO

A educação deve tocar o coração dos jovens, nutrir o espírito, inspirar idéias, plantar sonhos, esclarecer responsabilidades, estimular criatividade. Deve construir uma fé e uma esperança, até naquilo que seja supostamente impossível. A educação deve instigar o questionamento e a pesquisa. A educação deve atingir a alma fazendo florescer o amor pelo conhecimento e envolvendo-o a serviço da vida em todos os seus aspectos. A educação deve ser uma ferramenta transformadora em todos os tempos, construtora de cidadania e de ética, elementos essenciais na formação humana.