19.4 C
/ MARCA REGISTRADA / Todos os direitos reservados / BETIM - MINAS GERAIS
quinta-feira, 21 setembro, 2017
FOTO:PIXABAY.COM
FOTO:PIXABAY.COM
A pesquisa escolar é um momento da vida do aluno que deve ser prazeroso. Vamos ajudá-lo nessa tarefa! Nesse canal você encontrará muito conteúdo bacana para auxiliá-lo em seu processo de aprendizagem. “Bora” aprender muito?
ECDISE, TROCANDO O EXOESQUELETO 

Você sabe o que é ecdise? O animais do  grupo dos artrópodes, possuem um esqueleto externo, formando um carapaça dura que os protege contra choques e as intempéries do ambiente. Mas então como eles crescem?

SAIBA MAIS…

02

HABITAT

HABITAT pode ser definido como o local específico onde um determinado organismo vive e se desenvolve. Pode ser por exemplo, um pântano, um lago, uma floresta.

03

COMUNIDADE

COMUNIDADE é o conjunto de várias populações de espécies diferentes que habitam uma determinada região. Por exemplo, populações de vários organismos marinhos em um local no mar formam uma comunidade.

04

O QUE É NICHO ECOLÓGICO

Nicho ecológico é o papel que um organismo desempenha em uma comunidade, é o modo como um indivíduo vive em seu habitat, refere-se às suas atividades biológicas, sua interações com o meio ambiente, suas relações adaptativas no ecossistema.

O QUE É POPULAÇÃO

O conceito de população está relacionado a um conjunto de organismos ou indivíduos de uma mesma espécie que vive em um determinado habitat. Em um lago por exemplo podemos ter várias populações de peixes de espécies diferentes.

O QUE SÃO LÍQUENS

Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas, ocasionando uma relação ecológica harmônica, onde os organismos envolvidos se beneficiam mutuamente e são interdependentes, ou seja, estabelecem uma simbiose, onde ambos dependem um do outro para sobreviver. Os líquens podem ser encontrados em diversos nichos ou ambientes como rochas e troncos de árvores.

O QUE É BIOTA

BIOTA é o conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros organismos. Ou seja, biota é conhecida também por COMUNIDADE ou por biocenose caracterizada como o conjunto das várias populações de indivíduos de diferentes espécies que vivem em um determinado ambiente. A biota da Terra abrange a BIOSFERA.

O QUE É SUSTENTABILIDADE

É a utilização ética e responsável dos recursos naturais com o objetivo de reduzir ou eliminar possíveis impactos prejudiciais ao meio ambiente provenientes das atividades humanas de produção e consumo.

O QUE É ECOLOGIA

ECOLOGIA é a ciência que estuda os seres vivos e suas inter relações entre si e com o meio ambiente.

NÃO CONFUNDA LÍQUENS COM MUSGOS

Ao observar a natureza, não podemos confundir líquens com musgos que de forma alguma pertencem à mesma classe de organismos.

Liquens são associações mutualísticas entre algas e fungos. E musgos são plantas do grupo das BRIÓFITAS.

Líquen – Associação ecológica

05

Musgo – Planta do grupo das briófitas

06

O QUE É BIODIVERSIDADE

Biodiversidade é a diversidade da vida, compreendida por sua variedade de espécies, com seres de múltiplas formas cores e tamanhos, que evoluíram por adaptação às mais variadas condições ambientais durante bilhões de anos e que interagem entre si e com o meio ambiente, modificando-o e dele recebendo influência.

Biodiversidade

07

Qual a diferença entre espécie e espécime?

Espécie é um conjunto de seres vivos morfologicamente semelhantes e que se cruzam entre si gerando descendentes férteis. Já espécime se refere a um indivíduo em particular dentre muitos de uma comunidade.

SAIBA MAIS