19.4 C
/ MARCA REGISTRADA / Todos os direitos reservados / BETIM - MINAS GERAIS
quinta-feira, 21 setembro, 2017
O QUE É O PROJETO

Educação Ambiental, ações sociais e projetos de sustentabilidade indo até o cidadão.

O Projeto Eco Cultura, é uma proposta que visa a levar até às comunidades programas e ações em educação ambiental, cidadania e responsabilidade social, com vistas à conscientização popular sobre sustentabilidade e melhorias sócio ambientais de forma participativa para o fomento de coletividades mais justas e harmoniosas com o meio ambiente.

Com foco na educação como ferramenta transformadora, baseada na experiência compartilhada no tecido social, parte do pressuposto de que as mudanças almejadas para melhoria global, devem começar com o envolvimento dos agrupamentos sociais, construindo então, responsabilidades partilhadas na busca do melhor para todos.

Não só o bem estar próprio, mas o do outro e o bem estar do mundo deve se tornar um compromisso particular de cada cidadão ético na busca do bem coletivo.

O projeto visa lançar mão de recursos estratégias de uma pedagogia holística, buscando materializar um ideal de trabalho e um projeto de sustentabilidade sócio ambiental envolvendo oficinas de aprendizagem e participação coletiva levadas às comunidades com:

– Carro de som plotado com recursos audiovisuais e estruturais para apresentação de vídeos, palestras e pequenas peças teatrais com conteúdo de educação ambiental cidadania e ecologia.
– Ruas de Lazer com brinquedos lúdicos, palhaços, oficinas de arte e pintura, resgate de brincadeiras e cantigas de rodas, contação de estórias com temas ecológicos e ambientais, pipoca, algodão doce, cama elástica, tobogã, piscina de bolas, atividades de capoeira.
– Voluntariado para plantio de árvores.
– Oficinas de gentileza.
– Ações de combate ao vetor da dengue e da febre chinkungunya além da leishmaniose nas residências bem como a insetos e roedores com dicas e práticas de higiene doméstica e saúde ambiental.
– Orientação para acondicionamento correto e adequado do lixo, para coleta seletiva e prevenção de enchentes pelo não entupimento das redes de águas pluviais públicas.
– Orientações para economia de água e energia, reuso da água da máquina de lavar, e coleta e aproveitamento da água de chuva.
– Cuidados com os espaços públicos como escolas, parques, praças, pistas de caminhada e de ciclismo.
– Orientação para a saúde em relação à higiene e cuidados pessoais, prática de exercícios físicos, escovação, higienização de frutas e verduras, vacinação e prevenção de doenças e orientações para limpeza periódica da caixa d´água.
– Cuidados com os animais de estimação, como fator de saúde da família e coletiva com banhos, alimentação, vacinação e combate aos maus tratos.
– Divulgação de pontos de coleta de pilhas, baterias, lâmpadas, entulhos e óleos de cozinha usados e lixo eletrônico.
– Orientação sobre logística reversa e responsabilidade compartilhada em relação a destinação final de produtos em desuso.
– Oficinas de orientação escolar.
– Parcerias com médicos e dentistas para orientações sobre saúde bucal, medição de pressão e glicemia.

Para isso o projeto contará com a participação de empresas para patrocínio, mediante a divulgação de suas marcas, produtos e serviços durante os eventos, nos materiais impressos como folders e cartilhas educativas, nos materiais promocionais como camisetas, bonés e outros brindes, em banners e plotagens dos veículos integrantes das atividades, além de divulgação em nosso site e nas redes sociais do mesmo.

Caso sua empresa tenha interesse em fazer parte deste trabalho conosco, entre em contato através de um dos canais de comunicação do site BIOTA DO FUTURO.